quinta-feira, 3 de novembro de 2011

SEGURANÇA É FUNDAMENTAL






















Construir e reformar é coisa séria. Acredito que é praticamente impossível obra sem acidentes principalmente se os funcionários que trabalham no local ou os visitantes circulam pela obra sem EPI (equipamento de proteção individual). Devemos ficar atentos também aos equipamentos de proteção coletivos.


Para amenizar situações de risco ou mesmo anulá-las toda obra deve adotar medidas de segurança. Conscientização é a palavra chave para reduzir os índices de acidentes em obras. O Sinduscon e o Senai oferecem cursos de segurança para todo profissional que trabalha em obra, seja ela de grande ou pequeno porte.
 

Os principais equipamentos de segurança individual são: capacete, óculos de proteção, cintos de segurança, luvas e botas específicas, protetor facial, respiratório e auricular. Cabo-guia, dispositivo limitador de curso, rodapé e guarda-corpo, plataforma de proteção e rede de proteção são alguns equipamentos de segurança coletivos.
 

Em caso de acidente, serão responsabilizados a empresa construtora ou o proprietário da obra, quando este estiver trabalhando com profissionais autônomos. O engenheiro ou o arquiteto só respondem por esta situação quando a mão-de-obra é fornecida por eles.

Não seja conivente com acidentes. EPI neles!

Nenhum comentário:

Postar um comentário