Talvez você até já tenha pensado alguma vez contratar um arquiteto, mas aquela idéia de que arquiteto é só pra quem tem dinheiro te impede de pelo menos tentar?!? Hoje vamos desmistificar as maneiras como os arquitetos cobram pelos seus serviços. Existem várias maneiras de fazer isso, mas as mais comuns são: % do CUB, tabelado por montante de serviço entregue ao cliente ou ainda hora técnica.
Dependendo do tipo de serviço prestado e orçado por % do CUB (custo básico unitário – da construção) os valores variam entre 5% a 15%. Você encontra os valores do CUB atualizados nos sites do Sinduscon, esse valor é tabelado.
Já os valores de serviços tabelados por montante de serviço entregue ao cliente variam em cada caso, pois cada desenho em cada etapa e tamanho de papel tem seu preço. O valor cobrado varia de acordo com o profissional.Algumas pessoas acham que cobrar o projeto em função das horas trabalhadas é a maneira mais justa de cobrança, feita por estimativas de trabalho inicial e ainda custos indiretos mais impostos.
Na dúvida no momento da contratação pergunte qual método foi utilizado para calcular a proposta de prestação de serviço ou peça para ver o memorial de cálculo... Tenho certeza que fazendo assim você vai se decidir mais rápido a contratar um profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário