sábado, 24 de dezembro de 2011

FELIZ LIVRO NOVO


Recebi esta mensagem de uma amiga muito especial e gostaria de guardá-la em um lugar que estivesse sempre ao meu alcance. Sendo assim, compartilho a mensagem com vocês.

Encerra-se mais um ano em sua vida...
Quando este ano começou, ele era todo seu.
Foi colocado em suas mãos...
Podia fazer dele o que quisesse...
Era como um livro em branco, e nele você podia ter um poema,
um pesadelo, uma blasfêmia, uma oração.

Podia...
Hoje não pode mais, já não é seu.
É um livro já escrito.
Concluído...
Este livro escrito por você, um dia lhe será lido, com todos os detalhes,
e não poderá corrigi-lo.
Estará fora de seu alcance.

Portanto...
Antes que termine este ano, reflita, tome seu velho livro e folheie com cuidado...
Deixe passar cada uma das páginas pelas mãos e pela consciência;
Faça o exercício de ler a você mesmo.

Leia tudo...
Aprecie aquelas páginas de sua vida em que usou seu melhor estilo.
Leia também as páginas que gostaria de nunca ter escrito.

Não...
Não tentes arrancá-las.
Seria inútil...
Já estão escritas.
Mas você pode lê-las enquanto escreve o novo livro que será entregue.
Assim, poderá repetir as boas coisas que escreveu, e evitar repetir as ruins.
 
Para escrever o seu novo livro, você contará novamente com o instrumento do livre arbítrio, e terá, para preencher, toda a imensa superfície do seu mundo.
Se tiver vontade de beijar seu velho livro, beije.
Se tiver vontade de chorar, chore sobre ele e, a seguir, coloque-o nas mãos do Criador.

Não importa como esteja...
Ainda que tenha páginas negras, entregue e diga apenas duas palavras:

Obrigado e perdão!!!

E, quando o novo ano chegar, lhe será entregue outro livro, novo, limpo, branco, todo seu, no qual irá escrever o que desejar...

FELIZ LIVRO NOVO!!!
FELIZ NATAL, BOAS FESTAS E UM ANO NOVO CHEIO DE PAZ!!!




terça-feira, 29 de novembro de 2011

DICAS: DECORAÇÃO DE NATAL

O Natal vem vindooooo! Já pensou no que você vai fazer com a sua casa neste dia? Hoje trago algumas dicas simples de como decorar sua casa neste dia especial.


Revestir o encosto das cadeiras altas (as da mesa de jantar) com tecido e para dar o acabamento mais sofisticado finalizar com um laço lindo. Para causar este efeito da foto, certifique-se de que a fita tenha uns 5cm de largura.




Escolha a cor do tema da sua festa. As pessoas mais tradicionais com certeza terão um Natal verde e vermelho... Não importa a cor que você vai escolher o que importa é o equilíbrio no uso das cores, pra que o décor não fique carregado. Dizem que este ano a cor da decoração do Natal é Lilás/Roxo.



Se a grana está curta e você não tem condições de gastar horrores com pratos, talheres e copos, arrume a posição de cada coisa na mesa com muito carinho. Pronto! Sua festa vai ser inesquecível... Principalmente se você cozinhar tudo com muito amor.





Boas Festas!

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

DECORAÇÃO. ESTILO. TENDÊNCIA.





















Muitas pessoas tem muita dificuldade em definir seu estilo de decoração. 
Você sabe qual é o seu? 
Pode ser clássico, moderno, industrial, retrô, vintage, rústico...

Amo ou odeio. É assim que algumas pessoas reagem quando perguntamos o que elas acham sobre o estilo rústico de decorar ambientes internos e externos. Quem disse que tudo o que é rústico necessariamente é feio, velho e pobre está redondamente enganado.

A arte de mesclar tendências e estilos transforma as coisas ao nosso redor e nos proporciona diversas sensações. Esse é o segredo! E é exatamente isso que acontece no ambiente acima. Será que você conseguiria classificar qual estilo de decor? Se você falou: rústico, clássico e provençal acertou em cheio!

Observe que o ambiente é bem clean. O branco impera nesse lugar. As linhas curvas dos móveis, das mais diferentes épocas, trazem ao ambiente aquele ar romântico e acolhedor. O lustre acima da mesa marca o ambiente com a sua delicadeza e sofisticação. E a pátina... Ah, a pátina... Ai está o segredo: utilizada em quase todos os móveis, com densidades e escalas de branco diferentes, faz com haja a integração na composição desta sala. Esta sala rústica é um luxo!

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

CASA OU APARTAMENTO: ROTEIRO PARA MEU PRIMEIRO IMÓVEL














Morar ou alugar? Antes de adquirir um imóvel vale a pena pensar sobre o que você vai fazer nele ou com ele.
 
Com a correria da vida moderna, muitos jovens e até mesmo famílias formadas tem preferido comprar um apartamento pra morar. Não é difícil imaginar a razão pela qual as pessoas têm essa preferência: condomínio fechado, vaga de garagem coberta, quadra de esporte, playground, espaço gourmet, complexo de piscinas... Essas são apenas algumas das opções e o “decorado” é lindo!

 A dica pra te ajudar a fechar o negócio é analisar o entrono onde esse empreendimento está sendo construído: o bairro fica perto do seu trabalho e da escola das crianças? Tem padaria, posto de gasolina, supermercado? A cidade está crescendo ou ainda vai crescer pra esse lado? Como “anda” o trânsito?
 
Lembrete: asfalto, luz, água, telefone e internet são apenas aspectos básicos mas principais que vão nortear você nessa tomada de decisão. Por último, mas não menos importante: procure saber se o empreendimento tem registro no cartório de imóveis e avalie a confiabilidade da construtora com relação a qualidade e prazo de entrega.

Boa compra!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

JARDIM DE TULIPAS












Os jardins do Keukenhof Garden  em Amsterdã-Holanda, possuem hoje mais de 7 milhões de flores. O jardim ao redor do Castelo foi criado pelo arquiteto Zocher e em meados de 1949 foi realizada a primeira exibição de flores.



Dizem que este é um dos locais mais fotografados do mundo (dá até pra imaginar o porquê). Além de flores e caminhos perfumados existem por lá mais de 100 esculturas e outras obras de arte, praças belíssimas, moinhos de vento, fontes em formato de flores e lagos onde você pode passear de barco.



O lugar ideal para um dia muito romântico.  Quem sabe na minha próxima viagem...



sexta-feira, 11 de novembro de 2011

PAISAGEM NATURAL OU CONSTRUÍDA












Asfalto, concreto, poluição. Principais características presentes nas modificações das paisagens feitas pelo homem. A chamada paisagem construída é o resultado da ocupação do homem no espaço e, infelizmente essa ocupação tem sido feita cada vez mais de forma desordenada e sem planejamento o que acarreta na constante degradação do meio ambiente.


Mas não foi assim desde o princípio... No princípio a paisagem predominante era a paisagem natural criada pelo arquiteto do universo e tem como sua maior característica tudo o que não foi submetido à ação do homem. 


É claro que existem paisagens construídas que contribuem para o bem estar do ser humano e até proporcionam a sensação de relaxamento, é o caso de inúmeras paisagens planejadas e projetadas por arquitetos urbanistas e paisagistas.


Qual a sua paisagem favorita: a natural ou a construída? Sei que não dá pra comparar uma com a outra mas, pra mim o importante é o resultado final: tirar seu fôlego e marcar sua memória com as mais belas recordações por onde quer que você vá.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

PERSONALISE AS PAREDES DA SUA CASA


Diz o ditado popular que gosto não se discute... Acredito que essa deva ser a maior verdade motivacional para os criadores de efeitos decorativos. São tantas as opções...

Hoje vamos falar um pouco das grandes inovações da tinta SIVINIL, que proporcionam essa exclusividade para você, despertando os seus sentidos e realizando seus sonhos.

Existem efeitos tipo: seda, madeira, camurça, concreto, palha, mármore, linho, lunar, concreto, bambu, jeans, pátina, aço escovado, craquelado e magnético. Agora imagina cada um desses efeitos com uma variedade gigantesca de cores. O efeito da foto acima é concreto.

Suvinil e você. Sua casa. Mais estilo.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O MARAVILHOSO MUNDO DAS TINTAS














Tudo na vida evolui e você encontra tecnologia em todo lugar e por que não na sua parede? Isso mesmo, na parede!!!
Para atender a crescente demanda de marcado com consumidores e profissionais mais exigentes e criteriosos, o maravilhoso mundo das tintas cresceu em quantidade e qualidade e hoje além de oferecer milhares de tonalidades de diferentes cores conta com tintas pra lá de especiais que oferecem novas texturas e funções.
É o caso da tinta lousa, tinta anti-pichação, tinta anti-mofo, tinta anti-maresia, tinta anti-bactéria, tinta magnética e as queridinhas dos decoradores as tintas decorativas.
Evolua você também.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

SEGURANÇA É FUNDAMENTAL






















Construir e reformar é coisa séria. Acredito que é praticamente impossível obra sem acidentes principalmente se os funcionários que trabalham no local ou os visitantes circulam pela obra sem EPI (equipamento de proteção individual). Devemos ficar atentos também aos equipamentos de proteção coletivos.


Para amenizar situações de risco ou mesmo anulá-las toda obra deve adotar medidas de segurança. Conscientização é a palavra chave para reduzir os índices de acidentes em obras. O Sinduscon e o Senai oferecem cursos de segurança para todo profissional que trabalha em obra, seja ela de grande ou pequeno porte.
 

Os principais equipamentos de segurança individual são: capacete, óculos de proteção, cintos de segurança, luvas e botas específicas, protetor facial, respiratório e auricular. Cabo-guia, dispositivo limitador de curso, rodapé e guarda-corpo, plataforma de proteção e rede de proteção são alguns equipamentos de segurança coletivos.
 

Em caso de acidente, serão responsabilizados a empresa construtora ou o proprietário da obra, quando este estiver trabalhando com profissionais autônomos. O engenheiro ou o arquiteto só respondem por esta situação quando a mão-de-obra é fornecida por eles.

Não seja conivente com acidentes. EPI neles!

terça-feira, 1 de novembro de 2011

CORES E SEUS SIGNIFICADOS

Ao longo de décadas muitos estudos têm demonstrado que as cores  exercem influência sobre o ser humano de várias maneiras, portanto na hora de escolher as cores de um ambiente é fundamental ter bastante cuidado pois podemos gerar estímulos positivos ou negativos. Vale lembrar que a integração de várias cores e textura na decoração enfatizada pelo uso correto de iluminação proporciona sensações inimagináveis.

Abaixo, um resumo do significado de algumas cores:












Branco: paz, calma, pureza, inocência.
Preto: morte, luto, sofisticação, luxo, elegância.
Cinza: medo, indecisão, seriedade, monotonia.
Azul: maturidade, lealdade e sutileza. Quando muito escuro sombrio, quando muito claro provoca sensação de frescor e higiene.
Verde: vigor, juventude, esperança, natureza. Quando escuro simboliza tudo o que é viril, quando claro proporciona sensação de contentamento e proteção.
Marrom ou tons terra: ambiente natural, sóbrio, consciência e responsabilidade.
Creme: serenidade.
Amarelo: atenção, prosperidade, otimismo, descontração.
Laranja: movimento e espontaneidade.
Vermelho: amor, paixão, desejo, também pode simbolizar guerra, orgulho, agressividade.
Rosa: beleza, sensualidade, romantismo, ingenuidade.
Roxo: nobreza, respeito.
Lilás: espiritualidade, intuição.
Prateado: moderno, tecnologia, novidade, inovação.
Dourado: simbolicamente associado ao ouro, riqueza ou algo majestoso.

domingo, 30 de outubro de 2011

PINTANDO! 1,2,3 PINTANDO!














Trabalhar com a mistura de materiais, cores e texturas é imprescindível para criar um espaço aconchegante. Utilizando adesivo, tecido, papel de parede ou pintura com efeitos decorativos isso se torna possível.

Depois de escolher a cor de cada ambiente é importante saber qual o tipo de tinta mais apropriada, os materiais para cada tipo de tinta e a ordem certa para pintar um ambiente. Seguem algumas dicas:

Dica 1: pintar o ambiente na ordem correta economiza tempo e dinheiro.
Comece pelo teto, depois pinte paredes, portas, janelas e finalmente o rodapé.
Se o acabamento final for papel de parede ou adesivos, toda a pintura deve ser concluída.

Dica 2: rolos são ideais para grandes áreas e a escolha apropriada depende do tipo de tinta que vai ser usada. Rolo de lã é indicado para tintas PVA e acrílica, já o rolo de espuma deve ser usado para aplicar esmaltes, tintas à óleo e vernizes. Atenção: o rolo de espuma rígida é usado para aplicar efeitos decorativos com a aplicação de textura.

Dica 3: os pincéis  de cerdas escuras são indicados para aplicação de tintas à base de solvente (esmaltes, tintas à óleo e vernizes) enquanto os pincéis de cerdas grisalhas são usados na aplicação de tintas à base de água (PVA e acrílica).

Dica 4: para dar vida longa aos materiais utilizados na pintura é importante limpá-los logo após o uso.

Agora só falta você escolher o tipo de tinta certa para seu ambiente ficar deslumbrante.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

CORES: SEM MEDO DE ERRAR














A utilização certa de cores e suas misturas na decoração fazem toda a diferença na hora de decorar um ambiente.

Para auxiliar nessa escolha temos um objeto muito importante chamado ciclo cromático, que nada mais é do que um gráfico bem simples onde as cores estão lado a lado.
Existem cores primárias, secundárias e terciárias. e a maneira como você co-relaciona essas cores para harmonizar o ambiente pode ser complementar, análoga ou monocromática.















Cores primárias= Apenas 3. Vermelho, azul e amarelo.
Todas as outras cores surgem da composição entre elas.
Cores secundárias= Obtêm-se da mistura de 2 cores primárias.
Ex.: Laranja = vermelho + amarelo. Verde = azul + amarelo. Violeta = vermelho e azul.
Cores terciárias= Surgem da junção das cores primárias com as cores secundárias.

Harmonia complementar = cores de posição oposta no ciclo cromático.
Harmonia análoga= 3 cores próximas, uma ao lado da outra, no ciclo cromático.
Harmonia monocromática= cor e suas nuances/ tonalidades.
Ex. Vermelho escuro, médio e claro.

Pra facilitar o entendimento, segue o vídeo...
























sábado, 15 de outubro de 2011

CANTINHOS VERDES: JARDIM VERTICAL

Criado para amenizar a falta de áreas verdes no país, principalmente em grandes centros urbanos, o jardim vertical tem ganhado cada vez mais espaço no paisagismo brasileiro.
Esse tipo de jardim pode revestir qualquer tipo de parede ou muro (interno ou externo) formando uma composição belíssima para contemplação em espaços públicos, comerciais ou residenciais.
Sua irrigação pode ser feita da forma mais tradicional, ou seja, manualmente ou pode ser feito por sistema de irrigação automatizada do tipo gotejamento.
Depois que o seu jardim vertical estiver pronto é só relaxar e apreciar a vista!






terça-feira, 11 de outubro de 2011

DIA DAS CRIANÇAS: FESTA NA CERTA

Se você está querendo mudar o quarto das crianças num piscar de olhos e não sabe o que fazer, deixa eu te dar algumas idéias...

Adesivo é tudo de bom!!!
Esse tipo de decoração seus filhos vão amar e o seu bolso também.

É festa na certa.






















quarta-feira, 5 de outubro de 2011

DECORAÇÃO: FAÇA VOCÊ MESMO!


Quer decorar e mudar o visual da sua casa de uma forma rápida, prática e barata?!
Já pensou em adesivar alguma coisa? Que tal sua geladeira?  
Sua cozinha vai ficar super personalizada. Dá uma olhadinha nos modelos que trouxe pra você.



















Se você mora em Manaus e está interessado em ver mais adesivos visite a Falabella’s Tatuagens de Parede (Av. Tancredo Neves, Parque 10 ou Shopping Manaus Plaza).
Garanto que lá tem um adesivo que é a sua cara.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

HUMANIZANDO ESPAÇOS COM PLANTAS, VASOS E FLORES

Tá precisando de dicas para decorar a sua casa de uma maneira diferente? Use e abuse dessas idéias! Os vasos são grandes aliados.

Decore escadas com vasinhos de flores!















Sua sala pode ser decorada com samambias!












Crie no canto do seu muro um lugar charmoso para refeições em família! Só precisa de uma pergolado, uma planta tipo trepadeira, mesas e cadeiras de jardim, vasos com flores do seu gosto e um lustre!
















Cuidado apenas na hora de escolher as especíes. Algumas plantas são de sol pleno, meia sombra ou de sombra total e tem ainda o tipo de terra e a quatidade de água que varia de espécie a espécie. O ideal é você se informar bem antes de montar seu jardim.

sábado, 1 de outubro de 2011

ENTENDA O QUE ACONTECE NA SUA PAREDE


Alguma vez você já parou para observar como andam as paredes da sua casa, prédio ou ambiente de trabalho? Entenda as principais diferenças entre fissura, trinca e rachadura.

Fissura: tem aparência estreita e alongada. São de menor gravidade e superficiais, não implicando em problemas estruturais.

Trincas: caracterizada pela separação ou ruptura dos elementos, afetando a sua segurança. Desconfie delas. É muito difícil de visualizar e categorizar, exigindo equipamentos especializados.

Rachaduras: também causam rupturas nos elementos. O diferencial é o tamanho: são aberturas grandes, profundas e acentuadas. Vento, água e luz passam por ela. Requerem imediata atenção.

Importante: Toda rachadura começa como uma fissura! É importante ficar atento e observar se há evolução no problema. Fica a dica!

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

CASA COR: BODAS DE PRATA


Conhecida como a maior mostra de arquitetura, decoração e design das Américas e o segundo maior evento do mundo, a CASA COR está prestes há completar 25 anos e cumprindo muito bem o seu papel: expor produtos e profissionais de alta qualidade, capacitação e confiança.

Sua primeira edição aconteceu em 1987 e de lá pra cá muitas mudanças e inovações aconteceram com a CASA COR: plano de licenciamento, investimento em opções de entretenimento além da criação e expansão de outros eventos e franquias.

Atualmente o grupo CASA COR conta com 21 franquias, sendo 17 nacionais (Amazonas, Bahia, Brasília, Campinas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) e 04 internacionais (Chile, Panamá, Perú e Punta Del Este).

Em algumas das sedes vários eventos CASA COR acontecem simultaneamente e semestralmente: Casa Cor, Casa Kids, Casa Hotel, Casa Talento e Casa Cor Trio: Casa Boa Mesa, Casa Office e Casa Festa.

O resultado disso: o evento proporciona ao visitante uma experiência sensorial e visual inesquecível com as novidades mais recentes de arquitetura, decoração, design e paisagismo além de equipamentos de última geração.



LEMBRETE: a segunda mostra CASA COR AMAZONAS vai de 30 de Setembro a 09 de Novembro no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, Praça Francisco Pereira da Silva, s/n - Distrito Industrial. Você pode visitar a mostra: Terça a Quinta: 16:00h às 22:00h - Sextas: 16:00h às 23:00h - Sábados, Domingos e Feriados:12:00h às 23:00h e os ingressos: Inteira: R$ 20,00 - Meia: R$ 10,00 - Passaporte: R$ 70,00.

Não perca!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

PROJETO: A CHAVE PARA UM BOM NEGÓCIO


O projeto de arquitetura é o melhor investimento que você pode fazer antes de começar a construir ou reformar. Depois da conversa inicial com o cliente, as informações coletadas servem para nortear todo o projeto.


O bom projeto de arquitetura leva sempre em consideração beleza e funcionalidade. Tira proveito do relevo/ topografia visando economia com terraplanagem, planeja dimensões corretas e confortáveis para cada ambiente, evita desperdícios, proporciona vãos de ventilação e iluminação privilegiados que lhe proporcionará economia com luz artificial.
 

O projeto nada mais é do que o planejamento em forma gráfica, onde são assinalados os nomes dos ambientes, suas dimensões e materiais. Gastar tempo e dinheiro com projeto de arquitetura é fundamental para ter uma obra bem planejada. Lembre-se: é muito mais fácil e barato fazer mudanças no papel do que quebrar e fazer correções na obra.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

COMO OS ARQUITETOS COBRAM?


Talvez você até já tenha pensado alguma vez contratar um arquiteto, mas aquela idéia de que arquiteto é só pra quem tem dinheiro te impede de pelo menos tentar?!? Hoje vamos desmistificar as maneiras como os arquitetos cobram pelos seus serviços. Existem várias maneiras de fazer isso, mas as mais comuns são: % do CUB, tabelado por montante de serviço entregue ao cliente ou ainda hora técnica.
 

Dependendo do tipo de serviço prestado e orçado por % do CUB (custo básico unitário – da construção) os valores variam entre 5% a 15%. Você encontra os valores do CUB atualizados nos sites do Sinduscon, esse valor é tabelado.
Já os valores de serviços tabelados por montante de serviço entregue ao cliente variam em cada caso, pois cada desenho em cada etapa e tamanho de papel tem seu preço. O valor cobrado varia de acordo com o profissional.
Algumas pessoas acham que cobrar o projeto em função das horas trabalhadas é a maneira mais justa de cobrança, feita por estimativas de trabalho inicial e ainda custos indiretos mais impostos.


Na dúvida no momento da contratação pergunte qual método foi utilizado para calcular a proposta de prestação de serviço ou peça para ver o memorial de cálculo... Tenho certeza que fazendo assim você vai se decidir mais rápido a contratar um profissional.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

ETAPAS DE PROJETO DE ARQUITETURA


Agora que você já sabe quais as principais diferenças e similaridades entre arquitetos e engenheiros, que tal descobrir um pouco mais sobre os tipos de projetos e suas etapas e como eles se relacionam com a sua obra?!





A maioria dos arquitetos trabalha com 4 etapas projetuais:
estudo preliminar ou ante-projeto, projeto básico, projeto legal e projeto executivo.



1ª etapa – Estudo Preliminar: Estudo/ pesquisa/ planejamento do problema e sua viabilidade.
Como isso acontece? O arquiteto faz uma visita técnica ao cliente para entrevistá-lo e descobrir seus gostos e necessidades. Essa entrevista vai guiar o arquiteto em todas as outras etapas projetuais e somente através dela o profissional consegue montar o programa de necessidades do cliente. Ainda na visita técnica é preciso fazer o levantamento técnico, ou seja, medir o espaço/ ambiente em que será realizada a obra e de preferência também fazer levantamento fotográfico.



2ª etapa – Projeto Básico: Resultado do estudo/ pesquisa apresentado ao cliente.
Depois de adotado um “partido arquitetônico” e o estudo de sua viabilidade surge o projeto básico.
A principal característica desta fase projetual é a confirmação do cliente com relação ao objeto projetado. Se estiver tudo ok pode passar para a próxima etapa projetual, não estando, o contratado terá que fazer as modificações e/ ou alterações necessárias para dar continuidade ao projeto.
É importantíssimo lembrar caso haja mudança de “partido arquitetônico” ou “programa de necessidades” da parte do contratante o contratado tem total liberdade de cobrar um aditivo no valor da proposta ou ainda havendo necessidade, refazer a proposta e recomeçar o trabalho desde a primeira etapa.



3ª etapa – Projeto Legal: Legalização em órgãos competentes.
Nesta etapa são produzidos desenhos e textos exigidos por lei, decretos, portarias ou normas relativos a diversos órgãos públicos e concessionárias para serem submetidos a análise e aprovação.  



4ª etapa – Projeto Executivo: o nome já diz: e-xe-cu-ti-vo.
Finalmente chegamos a etapa onde a solução arquitetônica está completamente definida. Estes desenhos e textos serão utilizados durante a execução da obra.





Talvez você tenha lido tudo a respeito de cada etapa projetual e mesmo assim não tenha conseguido compreender a importância de cada uma delas, na dúvida peça ao seu arquiteto para lhe explicar quantas vezes forem necessárias até que você entenda que é impossível começar a projetar sem fazer estudo, pesquisa e levantamento. A 1ª etapa é o pontapé inicial. O ponto de partida... E por favor, não tente executar sua obra ou reforma com o projeto básico nem com o projeto legal pois as informações contidas neles são básicas, somente o projeto executivo, após compatibilizado com todos os projetos complementares, contém todas as informações necessárias e precisas para a execução da sua obra.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

IDENTIFICANDO UM BOM PROFISSIONAL


Quem não gostaria de poder contratar um profissional para lhe orientar antes de construir, reformar ou decorar sua casa, apartamento, loja ou escritório? Pensando sobre essa dificuldade, hoje lhe daremos algumas dicas de como encontrar e contratar um bom arquiteto.



O primeiro passo... Não sabe por onde começar?! Antes da contratação alguns aspectos precisam ser levados em consideração: sempre busque referências com amigos e/ou pessoas confiáveis, consulte revistas voltadas para arquitetura e decoração, visite mostras/ feiras especializadas ( Casa COR Manaus, ConstruNORTE),   pesquise na internet, observe se você se identifica com o profissional e com estilo do trabalho dele. Você pode ainda se dirigir ao CREA (Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia) para obter indicações ou informações sobre o profissional escolhido.



Após analisado os itens acima descritos você deve ainda: perguntar quais serão os serviços prestados pelo contratado, mantenha o diálogo aberto com o profissional, nunca omita nada e sempre dê a sua opinião, afinal de contas ninguém é adivinho.



Outras dicas importantes na hora da contratação: nunca contrate um profissional sem que haja um contrato por escrito e nunca contrate um profissional pelo menor valor de honorários, se o valor for muito baixo  isso pode significar a falta de experiência do mesmo .



Não se atenha tanto ao valor cobrado pelo arquiteto, afinal de contas esse valor representa apenas uma pequena parcela do valor total da obra. Ao invés de desistir da contratação do bom profissional por conta do valor cobrado, peça um desconto, adapte as formas de pagamento... Tenham em mente os benefícios de uma obra planejada.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

PROFISSÃO ARQUITETO


A palavra arquiteto vem do Grego arkitektôn e significa “o construtor principal” e como tal, pode desempenhar diversar atribuições nas áres de: estudo, ensino, pesquisa, planejamento, especificação, acessoria, consultoria, avaliação, perícia, fiscalização de obra, elaboração de orçamento, coordenação de projetos, execução de desenho técnico...

Em primeiro lugar o arquiteto é responsável pela elaboração/ criação do projeto e a aprovação das plantas na prefeitura e ainda responsável pela compatibilização do projeto de arquitetura com os demais projetos complementares: elétrica, hidráulica, sanitária, combate à incêndio, paisagismo, estrutura...

 É imprescindível que o arquiteto como autor do projeto fiscalize a obra, juntamente com o engenheiro e o mestre de obras, para ter certeza de que a obra está sendo executada conforme planejado e idealizado, afinal de contas projeto arquitetônico (durante todo o seu processo: da concepção à execução) pode ser considerado obra de arte e arte é um produto de autoria intelectual!

Em segundo lugar a função do arquiteto é planejar e projetar os espaços que proporcionem melhor qualidade de vida ao ser humano. Para isso é fundamental que o arquiteto leve em consideração vários aspectos: técnicos, históricos, culturais, estéticos, emocionais, financeiros e hoje em dia cada vez mais aspectos ambientais também. Por isso deveria ser o primeiro profissional a ser procurado pelo cliente e deve acompanhá-lo até o final da obra.

Levando em consideração qoe o arquitete é “o construtor principal” da sua obra, o ideal é que você entre em contato com um bom profissional antes mesmo de comprar um terreno ou de inventar fazer uma reforma na sua casa sem saber por onde começar e nem o que fazer...

Fuja do mico: antes de construir, reformar ou decorar consulte um arquiteto.